Notícias

1ª Reunião Nacional de Coordenadores do ProfSocio – 2018

24 e 25 de maio de 2018

Ocorreu nos dias 24 e 25 de maio de 2018, na Casa José de Alencar, na Universidade Federal do Ceará (UFC), a 1ª Reunião Nacional de Coordenadores do ProfSocio, reunindo representantes das nove associadas que compõem a rede nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Na ocasião, foi realizada uma avaliação do Processo Seletivo e dos primeiros meses de funcionamento do Mestrado; e discutido o perfil dos ingressantes, o desempenho das turmas, a oferta das disciplinas, bem como foram construídas as bases do Regimento Nacional do curso. O evento transcorreu por meio de três grandes sessões, na manhã e tarde do dia 24 e na manhã do dia 25; e ocorreu na Casa José de Alencar, um equipamento histórico e cultural mantido pela UFC, que guarda as ruínas da casa em que nasceu o famoso escritor cearense e abriga ainda o Museu Arthur Ramos e uma pinacoteca.

De modo complementar à reunião, também ocorreu a partir das 14h do dia 25 de maio, a mesa redonda Sociologia e Pós-Reforma do Ensino Médio e BNCC, que ocorreu no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais da UFC, contando com coordenação da profa. Danyelle Nilin Gonçalves (UFC) e tendo como debatedoras as profas. Ileizi Fiorelli Silva (UEL) e Sueli Guadalupe (UNESP/ Marília), e contou com participação dos alunos do ProfSocio, da pós-graduação em Sociologia e do curso de Ciências Sociais.

7º epePE Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Diálogos entre saberes. 

26 a 28 de setembro de 2018. UFRPE-Recife-PE

A Fundação Joaquim Nabuco organiza anualmente o Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (epePE). Em 2018, o evento é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco , que sediará esta sétima edição em seu campus Recife. Com participação dos professores ProfSocio/Fundaj em sua organização, contamos com um eixo para as discussões sobre o Ensino de Sociologia. As submissões acontecem até 10 de junho pelo site www.epepe.info.

Aula Inaugural da UFC

06 de abril de 2018

Ocorreu ontem, em Fortaleza, a Aula Inaugural do ProfSocio-UFC. A programação iniciou às 14h30 com uma Mesa de Abertura contando com a presença da Coordenadora Nacional do ProfSocio, professora Danyelle Nilin Gonçalves; do Coordenador do ProfSocio-UFC, prof. Irapuan Peixoto; da representante da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC), Wagna Lima; da Diretora do Centro de Humanidades da UFC, profa. Vládia Borges; e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, prof. Antonio Gomes, representando o Magnífico Reitor, prof. Henry Campos. A mesa ressaltou a iniciativa e a importância da formação e qualificação de professores para atuarem na rede de Ensino Básico.

Em seguida, às 15h, teve início a Mesa Redonda A Escola na Pesquisa Sociológica, com apresentações dos professores André Haguette, Irapuan Peixoto e Danyelle Nilin Gonçalves. O prof. André Haguette falou sobre a importância dos estudos em Educação e a importância da Sociologia no debate (tano em termos teóricos, quanto na presença como disciplina no Ensino Médio) e deu destaque à pesquisa que realizou recentemente que rendeu o livro Dez Escolas, Dois Padrões de Qualidade, na qual analisa as 10 melhores e as 10 piores escolas públicas do Ceará de acordo com o resultado do ENEM de 2013, percebendo que condicionalidades impulsionam os bons resultados das escolas “de referência” e os principais problemas e desafios daquelas mal avaliadas. Haguette deu importância ao papel dos agentes sociais, professores e estudantes, no desenvolvimento de uma “vontade de ensinar/ aprender” organizada por meio da autodisciplina e da busca por resultados; o que aponta para as teorias da autonomia do sujeito e dos dispositivos necessários para a busca de objetivos na vida social.

Em seguida, o prof. Irapuan Peixoto apresentou os resultados de sua pesquisa, Juventude, Escola e Consumo Cultural: jovem leitores e o acúmulo de capital cultural no Ensino Médio. A pesquisa, que se desenvolve desde 2014, analisa as relações entre consumo cultural e sociabilidade dos jovens que frequentam as escolas públicas e privadas, mas a apresentação ressaltou um aspecto específico que foi a existência de um número expressivo de jovens leitores na escola, que gostam de ler livros que não são usados nos currículos acadêmicos. O professor apresentou dados que cruzam condicionalidades como renda familiar, escolaridade da mãe e ser egresso de escola pública ou privada para comparar os universos de leitores e perceber os elementos que são diferenciadores na acumulação de um capital cultural não herdado da família, mas adquirido pelos próprios jovens.

A professora Danyelle Nilin apresentou o tema A Escola e a Pesquisa Sociológica na Pós-Graduação e nos Eventos Científicos, onde fez um apanhado da produção da área nas últimas décadas para perceber como o volume de pesquisas sobre o campo educacional estão associadas à articulação em rede de um grupo de pesquisadores brasileiros que atuam em eventos como o Congresso Brasileiro de Sociologia e o Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), organizados no âmbito da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Após as apresentações e alguns debates, houve um Coffee break comemorativo e a apresentação de uma série de instruções básicas aos ingressos da primeira turma do ProfSocio-UFC, no que se seguiu a primeira aula do curso.

Calendário de Aulas Inaugurais

03 de abril de 2018

Fique atento ao calendário das Aulas Inaugurais do ProfSocio em suas Associadas. Iremos atualizar a lista na medida em que cada uma das universidades parceiras forem definindo suas datas ou divulgando seus cartazes.

Universidade Federal de Campina Grande – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – UFCG-CDSA/SUMÉ

  • Tema: A Formação em Sociologia e o Papel da Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais
  • Palestrante: Geovânia Toscano
  • Data/ hora/ local: 12 de abril, 19h, NEXT – Núcleo de Extensão Cultural.

Universidade Federal de Campina Grande – Campus Campina Grande

  • Tema: O PROFSOCIO e a formação continuada de docentes
  • Palestrante: Alexandre Zarias
  • Data/ hora/ local: 13 de abril, 14h, Auditório da Reitoria, bloco AA.

Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ

  • Tema: Aula Inaugural do ProfSocio
  • Palestrante: Mário Bispo dos Santos
  • Data/ hora/ local: 02 de abril, 8h, Sala Gilberto Osório, FUNDAJ, Campus Apipucos, Recife, Pernambuco.

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

  • Tema: Ensino de Sociologia: Narrativas e Práticas Pedagógicas
  • Palestrante: Joana Röwer, da Universidade Internacional Uso-Afro-Brasileira (UNILAB).
  • Data/ hora/ local: 04 de abril, às 19h, no Auditório Milton Santos, CCH/ UVA, Sobral, Ceará.

Universidade Federal do Ceará – UFC

  • Tema: A Escola na Pesquisa Sociológica
  • Palestrantes: André Haguette, Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho
  • Data/ hora/ local: 05 de abril, 14h, no Auditório Luiz de Gonzaga, CH III/ UFC, Fortaleza, Ceará.

Cartaz UFC

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

  • Tema: O ProfSocio e a Formação Continuada de Docentes
  • Palestrante: Alexandre Zarias, da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
  • Data/ hora/ local: 06 de Abril, 14h, Hall das Placas, Sala 15, UFCG, Campina Grande, Paraíba.

Cartaz UFCG

 

Chamada de Vaga Remanescente da UVA

28 de março de 2018.

Em vista da vacância de um dos candidatos no período regular de Matrícula, a Associada UVA convoca o 21º lugar do certame para realizar sua matrícula como vaga remanescente. Vejam no Comunicado a seguir:

Comunicado de Vaga Remanescente.

Cartaz da Aula Inaugural do ProfSocio UFC

23 de março de 2018.

Convite Aula Inaugural 2018

Foi divulgado o cartaz da Aula Inaugural do ProfSocio! O evento contará com uma Mesa de Abertura com a presença de autoridades e, em seguida, a Mesa Redonda A Escola na Pesquisa Sociológica, que contará com a participação dos professores André Haguette, Danyelle Nilin e Irapuan Peixoto, que discutirão questões pertinentes à educação, ao ensino de Sociologia no Ensino Médio e apresentarão suas pesquisas na área.

A Aula Inaugural ocorrerá no dia 05 de abril de 2018, às 14h, no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais, 1º Andar, Centro de Humanidades – Área III, Av. da Universidade, 2995, Benfica.

O evento é público e qualquer interessado pode participar. Não perca!

UVA amplia número de vagas

22 de março de 2018.

A Associada Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA irá ampliar o número de vagas do ProfSocio, passando de 18 para 20. Mais detalhes no comunicado da Coordenação:

UVA – Comunicado de Ampliação de Vagas.

Aula Inaugural do ProfSocio UFC

21 de março de 2018.

Anote aí! A Aula Inaugural 2018.1 do ProfSocio UFC será no dia 05 de Abril, às 14h, no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais, 1º Andar, Centro de Humanidades – Área III, Av. da Universidade, 2995, Benfica.

O evento é público e qualquer interessado pode participar.

Em breve, divulgaremos a programação detalhada. Não perca!

Matrículas do ProfSocio UFC começam hoje!

20 de março de 2018.

Fique atento! As matrículas do ProfSocio da UFC começam hoje e podem ser realizadas na Sala da Coordenação do ProfSocio, no prédio do Departamento de Ciências Sociais: Centro de Humanidades – Área III, 2º Andar, Av. da Universidade, 2995, Benfica.

Mais detalhes na Aba Seleção 2018!